sexta-feira, 6 de julho de 2012

Você conhece a batata yacon?

 
 
A batata yacon é um tubérculo da família das batatas e se diferencia pela quantidade de água em sua composição. É também conhecida como batata diet, ou batata dos diabéticos uma vez que o açúcar nela produzido, denominado "oligofrutose", não é absorvido pelo corpo. Isso significa que a yacon contém poucas calorias e seu açúcar natural não eleva os níveis de glicose no sangue.
 
Esta batata apresenta sabor adocicado, com textura parecida com a pêra madura e deve ser consumida, preferencialmente crua, descascada, cortada em cubos, acompanhada por saladas verdes e carnes.
 
Dentre seus benefícios comprovados estão à redução das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro, inibição dos estágios iniciais do câncer de colón, fonte importante de frutose, adoçante dietético, além de possuir efeito prebiótico, atuando como substrato energético para bactérias benéficas na mucosa gastrointestinal.
 
Vale salientar, que para se beneficiar das propriedades da batata yacon é necessário o acompanhamento com um profissional nutricionista. Uma alimentação saudável pode ajudar muito no tratamento de doenças, mas toda forma de tratamento alternativo merece cuidado e atenção.

Fonte: Equipe Papo Nutricional

4 comentários:

  1. Jéssica, muito legal essa matéria. Estou interessada em comprar essa batata para o meu pai, que é diabético com complicações avançadas, mas não sei onde achá-la. Por gentileza, você saberia me dizer em qual mercado eu posso encontar aqui em PG e se ela é vendida comercialmente com outro nome? Abraços e Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata obrigada por comentar, você pode encontrar a batata yacon no Supermercados Tozetto e Condor , procure sempre nas gondolas menores que geralmente ficam nos cantos, se não encontrar peça ajuda a um funcionário.
    Ela é comercializada como batata yacon mesmo.

    Sugestão de consumo: como ela apresenta sabor adocicado, com textura parecida com a pêra madura e deve ser consumida, preferencialmente crua, descascada, cortada em cubos.

    Abraços, espero que encontre e que seu pai goste do sabor pois fará muito bem a saúde dele!

    ResponderExcluir
  3. Não sábia que esse tubérculo era uma batata e muito menos que fazia tão bem pra saúde,uma amiga comprou para consumir por causa da diabetes , a médica dela sugeriu que ela consumisse esta batata,e quando ela foi comer me ofereceu um pedaço pra experimentar dizendo que não via graça nenhuma, eu comi e adorei,porque mesmo sem saber que falavam que tinha gosto de pêra eu senti o gostinho da pera e eu adoro pêra né?A partir daí passei a comer porque amei esta fruta que não é fruta né?Mas é um tubérculo muito caro,não dá pra eu consumir sempre,mas sempre que posso compro,bem é isso,muito obrigada.......

    ResponderExcluir