domingo, 20 de março de 2011

Alimentos amigos do peito

A alimentação saudável é o primeiro passo para garantir vida longa e sadia ao coração, assim como o habito de praticar atividade física.
De acordo com a nutricionista Andréa Damazio, do Instituto Nacional de Cardiologia, substancias presentes em alguns alimentos podem combater as doenças cardiovasculares.
 Agora, uma boa noticia é que alguns alimentos são de fato amigos do peito, pois combatem doenças do coração além de aumentar a longevidade. São eles:
A linhaça dourada: que é rica em ômega 3. A dica é ingerir duas colheres de sopa ao dia.
Já as oleaginosas que contém; antioxidantes, ômega 3 e elevam o HDL,o “bom” colesterol. Coma duas castanhas-do-Pará ou seis castanhas de caju ou ainda duas nozes por dia.
Peixes como salmão e sardinha são ricos em ômega 3, reduzem o colesterol “ruim” e elevam o “bom”. Inclua-os no cardápio de quatro a cinco vezes por semana.
Abacate é rico em gordura benéfica ao coração: um quarto da fruta três vezes por semana é o suficiente.
O cacau é rico em flavonóides e tem efeito antioxidante. Coma no máximo 30g de chocolate com 70% de cacau por dia.
Quinoa é um grão muito consumido na Bolívia, rico em ômega 3 e 6, substancias que combatem o colesterol “ruim” e previnem doenças cardíacas.
Azeite de oliva extra virgem com teor de acidez menor ou igual a 0,5% de gordura monoinsaturada que faz bem ao coração. Duas colheres de sobremesa por dia bastam.
Farelo de aveia contém fibra solúvel, que reduz o colesterol. Duas colheres de sopa por dia bastam. O suco de uva contém resveratrol, um antioxidante que reduz o risco de doenças do coração.
Pesquisas recentes apontam o alho como dilatador dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação e previne os coágulos de sangue. Coma dois a três dentes por dia, crus, assados ou cozidos.

Um comentário: